“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de um futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...” (Rubem Alves)





.

A formação da ideologia



Retirado do texto Linguagem e Ideologia (1998), de José Luiz Fiorin. Professor do instituto de letras, ciências sociais e educação da UNESP, Araraquara.

Existe uma ligação entre a linguagem e a ideologia.
A formação ideológica deve ser entendida como a visão de mundo de uma determinada classe social, isto é, o conjunto de representações e idéias que uma determinada classe tem do mundo. Essa visão de mundo não existe desvinculada da linguagem, já que não existe idéia fora dos quadros da linguagem, precisamos da linguagem para transmitir as idéias, por isso a formação ideológica é formada pelo discurso.
A ideologia é ensinada aos membros da sociedade através do processo de aprendizagem lingüística. É com sua formação ideológica que o homem constrói seus discursos, que ele reage linguisticamente aos acontecimentos. A formação ideológica impõe o que pensar, e a formação discursiva impõe o que fazer. É a soma das vozes de outros no indivíduo que ditam a sua visão de mundo.
Não existe pensamento fora da linguagem, a ausência de uma linguagem impossibilita o indivíduo de pensar, pensamento e linguagem são inseparáveis, apesar do pensamento ser algo distinto da linguagem. É através da linguagem que o indivíduo expressa seus pensamentos.
Mas será que existe individualidade na linguagem?
Segundo o autor a consciência é algo coletivo, existe muita relutância por parte das pessoas quando ouvem isso. A confusão de idéias radica-se no próprio conceito de indivíduo, porque o homem não é apenas uma individualidade que reside no espírito, é também produto de relações sociais ativas e inteligentes. Assim como o homem não está livre das relações sociais, também não está livre das coerções impostas pela sociedade.
Sendo a consciência algo coletivo, a individualidade reside no julgamento que fazemos daquilo que ouvimos. Podemos escolher quais vozes aceitaremos, mas até nisso somos influenciados pelo conjunto de vozes que formaram nossa ideologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário